sábado, 5 de dezembro de 2015

ESTE MUNDO PRECISA DE HERÓIS? SEREI EU?

Olá, marhaban!

     Tenho evitado postar comentários do administrador deste blog. Mas, percebo que estamos caminhando para momentos de extremos sentimentos, sejam eles de ódio, de indiferença tendo em vista o total sentimento de impotência que nos ronda, diante de notícias as mais absurdas de violência, abusos religiosos, "bulings", corrupção, mentiras deslavadas, jovens se prostituindo, se violentando, se matando, pais matando filhos, filhos matando pais, uso desavergonhado de drogas, demonstrações públicas de relacionamentos sexuais, etc, etc. Então me pergunto: seria o final dos tempos? Como lidar com os "boko-harans, as alqaedas, os alshababis, os hesbollas, os talibans, os hamas"? o mundo ainda tem solução? podemos fazer alguma coisa a respeito disto tudo?
     "Pensando com meus botões", penso que sim. Assim como a mídia nos traz, quase que em tempo real, notícias as mais diversas, boas ou ruins, a forma como a digerirmos fará a diferença entre a indiferença, a ira, a acomodação, ou ações que possam reverter o quadro ao qual assistimos.
     Talvez outras gerações tenham vivenciado situações parecidas, como as das 1ª e 2ª Guerras, entretanto, as notícias e imagens não eram tão reais, levavam um tempo para chegar e pelas ondas do rádio tinham toda a entonação do radialista que, por vezes, não nos permitia aquilatar o tamanho das tragédias. Mas, para os povos que estavam no "olho do furação", ficaram as marcas indeléveis das tragédias e a desesperança em uma raça humana possível de um convívio pacífico. Malgrado tanta desesperança aparecem a ONU, a penicilina, o transporte aéreo, a divulgação da Cruz Vermelha, mais recentemente os Médicos sem Fronteiras, e um pouco mais distante no tempo, o Exército da Salvação e a Cáritas Internacional.
     Em meio às diversidades, apareceram pessoas que acreditavam em um mundo melhor. Em meio às tristezas, homens e mulheres ousaram sonhar. Em meio ao caos desumano, seres humanos tiveram fé para alavancar dos escombros o ferido, o enfermo, o órfão, a viúva, o viúvo, o perseguido, o sozinho, o sem-teto, o aleijado, o pobre e o rico, confiando essas vidas a outras vidas. Confiando que da lama poderia germinar a semente, regar o broto, cuidar do arbusto, fortalecer a árvore para que seus frutos alimentassem, sua sombra abrigasse, sua presença trouxesse segurança e beleza.
     Contra a total impossibilidade, creram na possibilidade de dias melhores. Seus atos fizeram a diferença. Heróis de uma época, da qual tanto precisamos hoje.
     Onde estão vocês? Heróis dos tempos atuais? Aqueles que farão a diferença para minha neta que estará vindo ao mundo neste mês de dezembro de 2015?
     Uma palavra que não foge da minha mente é: "tenham bom ânimo" que está no Evangelho de João (16.33). De forma completa reproduzo o versículo por julgá-lo mais rico do que uma mera citação: 
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Associado a este tenho um outro que diz: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé (1 João 5:4).
As notícias são terríveis, as manifestações são desesperançadas, o apocalipse está próximo. Essas são algumas coisas que entram diariamente em nossos ouvidos, passam pela nossa mente não transformada pela Palavra de Cristo, chegam ao nosso coração e nos trazem a certeza de que o mundo está chegando ao seu fim. Ledo engano. Ainda não!
Ainda há muita terra (corações sem Jesus) a ser conquistada. O que faço então com as notícias diárias?
Tenho bom ânimo, venço o mundo pela minha fé, levanto os olhos, contemplo os montes e profetizo: de onde virá o meu socorro? de onde poderia vir o seu socorro?
"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre"
Salmos 121:1-8

C. Dawid Sharif
5Dez2015

Nenhum comentário: