terça-feira, 7 de julho de 2015

Por que os membros do ISIS entram pela Turquia e não pelo Líbano e Jordânia?

gustavochacra
02 julho 2015 | 11:31
Quase todos os membros que vieram de outras partes do mundo do ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh, que chegaram à Síria e ao Iraque cruzaram a fronteira pela Turquia. Quase nenhum pelo Líbano ou pela Jordânia. Isto é, os libaneses e os jordanianos conseguiram evitar o que a Turquia, integrante da OTAN e com um dos mais poderosos Exércitos do mundo, não conseguiu. Estranho, não?
A Turquia tem como prioridade derrubar o regime de Bashar al Assad e combater os curdos na Síria. Em nenhum momento age ou coloca como prioridade combater os terroristas do ISIS. Ao contrário, patrocina organizações extremistas na Síria. Estranho, não?
Por que a Turquia não age com mais dureza para coibir a passagem de jihadistas por sua fronteira, como o Líbano e a Jordânia já conseguem? Por que a Turquia não intensifica a sua ajudar para derrotar o ISIS em vez de preocupar com os curdos sírios?
Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia.
em: http://internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/por-que-os-membros-do-isis-entram-pela-turquia-e-nao-pelo-libano-e-jordania/

Nenhum comentário: